Press "Enter" to skip to content

Como usar a tecnologia no controle de qualidade de alimentos

Caroline Dallacorte 0

Um tema que está sempre em pauta entre os profissionais de engenharia de alimentos, imprensa e população em geral, é a qualidade e integridade dos produtos que são entregues ao consumidor final. Existem muitas pesquisas sobre o tema que engloba muitos profissionais, mas ainda existe uma solução pouco explorada, pois muitos não entenderam como usar a tecnologia no controle de qualidade de alimentos.

A tecnologia é uma forma de modernizar o processo ainda rudimentar em muitos casos, com uso de fichas de papel e planilhas pouco usuais. O que acontece com frequência é a falta de controle adequado da temperatura e umidade, comprometimento de produtos e muito trabalho desnecessário para colaboradores, que poderiam trabalhar mais com a análise dos dados e não em sua coleta.

Entendo que a tecnologia pode facilitar meu trabalho com o controle de qualidade dos alimentos, melhorar o controle dos produtos que devem ser entregues à próxima etapa, mas como isso funciona? Acompanhe nosso post e saiba de que forma algumas ferramentas podem ajudar você!

Por que inovar no controle de qualidade de alimentos?

Novas tecnologias surgem a todo instante e geralmente possuem um objetivo bem claro: ajudar o seu trabalho e melhorar a qualidade do que é entregue. Com o setor de alimentos, isso é uma realidade ainda mais presente. Saiba quais os pontos que a tecnologia pode ajudar no controle de qualidade:

Monitoramento de temperatura

Como você controla a temperatura dos alimentos da empresa em que trabalha, com fichas de papel ou planilhas complexas? A tecnologia é uma boa forma de facilitar isso, especialmente com o monitoramento através de sistemas interativos e mostrar todos os indicadores 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Existem alguns sensores e dispositivos que ajudam você a monitorar a temperatura e a umidade dos produtos. A principal função dessas possibilidades é facilitar seu trabalho e aumentar o tempo disponível para você pensar em soluções para manter a integridade dos alimentos.

Tempo real

A tecnologia ajuda empresas, especialmente o setor de controle de qualidade, a monitorar a temperatura e a umidade de alimentos em tempo real. Isso mesmo, existem sensores que registram esses dados o tempo todo e você pode acessar tudo isso por meio de um sistema em seu smartphone ou computador.

Controle da umidade

Existem muitos alimentos que precisam de cuidados com a temperatura e a umidade, não é mesmo? Esse é uma das maiores vantagens em usar a tecnologia em uma indústria, controlar todos os níveis. Existem dispositivos que podem monitorar os dois indicadores em um só sensor.

Quais as opções?

Agora você já sabe como as novas ferramentas podem facilitar seu trabalho e garantir a integridade dos produtos. A cada dia surgem novas tecnologias para ajudar no controle de qualidade, especialmente em indústrias de alimentos.

O fato é que existem muitas ferramentas disponíveis no mercado para fortalecer o trabalho de controle de qualidade. Conheça quais as opções que podem ajudar no monitoramento de temperatura, umidade e a assegurar qualidade aos alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *