Press "Enter" to skip to content

5 métodos que ajudam o setor de controle de qualidade

Caroline Dallacorte 0

Todos os dias milhões de brasileiros percorrem os corredores de supermercados espalhados por todos os cantos em busca de alimentos de qualidade para sua família, o que muitos não imaginam é o número de profissionais que trabalham para garantir essa condição. O trabalho não é fácil, pois, são horas dedicadas a pensar em métodos que ajudam no controle de qualidade de alimentos em toda a cadeia.

Isso acontece porque a responsabilidade nem sempre é do engenheiro de alimentos, mas sim de toda uma equipe, sujeita ao erro humano, pressão pelo excesso de trabalho ou mesmo por adulterações. Por esses motivos, o cotidiano de alguém responsável pela qualidade não é muito simples, mas existem alguns métodos que podem ajudar a garantir as propriedades dos alimentos e evitar prejuízos.

Que tal saber quais são esses métodos que ajudam a preservar as características dos alimentos até a chegada na mesa do consumidor? Acompanhe nosso post e saiba quais são essas metodologias que podem ser aplicadas a gestão da qualidade!

Quais métodos usar no controle de qualidade de alimentos?

O fato é que cada vez mais existem sistemas que ajudam a garantir a integridade do que é produzido nas fábricas e transportado à mesa dos consumidores. Alguns desses métodos são conhecidos por muitos engenheiros, outros não são tão populares, porém, igualmente eficazes. Conheça alguns desses métodos:

Estratificação

Um dos métodos mais eficazes no controle da qualidade de uma indústria de alimentos é a estratificação, um modo de analisar os dados em busca de melhorias. Esse método usa como base agrupar informações de diferentes fontes, entender exatamente o que está acontecendo e encontrar uma solução baseada em dados.

Diagrama de Ishikawa

Esse método também é conhecido como Causa e Efeito ou Espinha de Peixe. O diagrama consiste no levantamento da relação que existe entre os resultados de um trabalho e as causas que contribuem para chegar a essas consequências. Essa metodologia pode ser aplicada a indústria de alimentos, especialmente pela capacidade em analisar cada ação e seus resultados.

Brainstorming

Engana-se quem pense que o brainstorming ou a tempestade de ideias, em português, pode ser utilizada apenas em trabalhos de comunicação. Esse método consiste em uma reunião com toda a equipe onde todos podem apresentar suas ideias, o máximo possível delas e sem julgamentos. Isso pode usado para aprimorar a gestão da qualidade dos alimentos e para encontrar boas saídas.

Tecnologia

A forma mais eficaz de unir todos os métodos de controle de qualidade e servir de base para garantir a integridade dos alimentos é a tecnologia. Existem dispositivos que permitem um controle muito maior dos processos até a entrega do produto final ao consumidor, especialmente a temperatura e umidade dos alimentos.

5W2H

Um dos conceitos mais populares da administração e gestão de empresas, o 5W2W, pode ser aplicado com sucesso em indústrias de alimentos. Isso acontece porque esse método consiste no planejamento de como serão efetuadas algumas ações, por quem, quando, por que, onde, como e quanto irá custar, isso pode ser usado para transformar muitos setores, como o de qualidade.

O que usar?

O primeiro passo para transformar o setor de qualidade de uma empresa é analisar quais são as necessidades e objetivos de uma organização. Depois disso, se torna muito mais fácil entender qual é o melhor método e começar a aplicar isso na prática.

Um dos métodos que ajudam o setor de qualidade é de grande utilidade para manter a integridade dos alimentos e garantir um bom produto final. Entenda como usar a tecnologia para monitorar a temperatura dos alimentos em uma indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *