Press "Enter" to skip to content

3 formas de monitorar temperatura e umidade dos alimentos

Caroline Dallacorte 0

Trabalhar com o setor de alimentos é um privilégio e uma grande responsabilidade ao mesmo tempo, são muitas atividades que podem causar prejuízos e não garantir a integridade dos produtos. Por isso, existe muita pressão no dia a dia, não é mesmo? A tecnologia ajuda a diminuir essa tensão do cotidiano, especialmente no trabalho de monitorar temperatura e umidade dos alimentos.

A rotina de trabalho é cansativa, pois, existe a necessidade de cumprir com tarefas que seriam realizadas com maior facilidade com o auxílio da tecnologia. Com isso, acaba sobrando pouco tempo para pensar em soluções melhores para manter a qualidade dos alimentos e boa parte do dia é destinada para outras atividades, como medir a temperatura e umidade.

Mas, afinal de contas, como posso facilitar meu trabalho no controle de qualidade dos alimentos? Acompanhe nosso post até o final e saiba como isso é possível e qual a forma mais assertiva para garantir a integridade dos produtos!

Como monitorar a temperatura e umidade dos alimentos?

Controlar a umidade e temperatura dos alimentos, além de uma recomendação legal, também é primordial para garantir qualidade ao produto final entregue aos clientes e manter uma imagem destacada da empresa. Conheça algumas formas de monitorar a temperatura e umidade dos alimentos:

Processo manual

A forma mais comum de monitorar a temperatura e umidade dos alimentos é através do trabalho manual, da medição com um termômetro regularmente. Isso pode funcionar, mas, existe a necessidade de excesso de trabalho humano, que, por vezes, pode falhar. Esse processo é trabalhoso demais e pode ser desastroso!

Datalogger

Uma das soluções da tecnologia para monitorar a temperatura e umidade na indústria de alimentos são os dataloggers. Esses dispositivos servem para medir estes índices, porém, ainda existe a necessidade de verificar esses indicadores e preencher uma tabela todos os dias. Dataloggers possuem algumas desvantagens. Esses dispositivos não possuem sistema web, aplicativos, tampouco, transmitem as informações em tempo real.

Sensores da PackID

Um dos dispositivos mais vantajosos e com tecnologia mais avançada são os sensores da PackID. Esses aparelhos são instalados em qualquer ponto da cadeia de distribuição de alimentos e são capazes de monitorar tanto a umidade, quanto a temperatura dos produtos.

O monitoramento dos sensores da PackID ocorre por meio de alta tecnologia, pode ser online ou autônomo. A solução conectada à internet permite o acompanhamento da temperatura e umidade em tempo real, com alertas disparados em caso de alterações do padrão.

Algumas vantagens do sensor da PackID:

  • Gráfico automatizado;
  • Informação em tempo real;
  • Não precisa de conexão com o computador;
  • Sistema web e aplicativo;
  • Envio de alertas.

Como isso funciona na prática?

A tecnologia surgiu para ajudar nas tarefas do cotidiano de quem trabalha para garantir qualidade aos alimentos. Existem muitas opções, basta pesquisar, entender como funciona na prática e começar a aplicar essa tecnologia para melhorar os processos de trabalho.Que tal descobrir como a melhor solução de monitoramento de temperatura e umidade funciona na prática? Conheça alguns cases de sucesso da PackID!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *